Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Bolinho de feijão com arroz

1 Comment

Bolinho de feijão com arroz

Feijão com arroz, a dupla mais presente na mesa do brasileiro! Ok que se você mora sozinho, talvez essa não seja uma dupla muito presente em sua mesa – tá, eu prometo ensinar ambos um dia, principalmente o feijão, esse mito só-mamãe-consegue. Mas quem almoça esses dois quase todos os dias certamente vai se deparar com esse problema cedo ou tarde: já esquentou e requentou o feijão ao ponto de não querer mais olhar pra cara dele, já cansou do arroz, o que fazer?

( ) jogar fora

( ) dar para o gato/cachorro

( ) sopa

(x) deliciosos bolinhos, ué! (;

“Ieca, bolinho de feijão com arroz”, vocês devem estar pensando. Pois bem, deixem de ser mimados e frescos preconceituosos. Quem, quando criança, nunca brincou com a comida e naturalmente já antecipou essa receita? Pois, bolinhos podem ser feitos com quase tudo (de verdade). E bolinhos de arroz e feijão são beeeeem comuns por aí. Vão bem com vários tipos de bebida, trazem um ar de boteco para suas casas, podem ser oferecido sem medo para os amiguinhos, além de ser uma refeição gostosa. Uma refeição gostosa que re-aproveita o que já tem em casa! Existe coisa melhor? Não né? Então vamos ver a receita, que é bem bobinha:

Ingredientes:

– 1 xícara de arroz já cozido

– 1 xícara de feijão já cozido

– 1 ovo

– temperos a vontade (cebola, cebolinha, coentro, salsa, etc)

– farinha de trigo – o necessário para dar o ponto, mais ou menos 2 xícaras

– carne seca/calabresa picadinhas ( eu utilizei as que já estavam no feijão / não tem uma quantidade certa / se você for vegetariano ignore isso)

– farinha de mandioca (para fazer as bolinhas)

Modo de preparo:

Misture o feijão, arroz, o ovo e os temperos em uma vasilha grande. Vá acrescentando farinha até formar uma massa uniforme, que não grude na sua mão. Enrole em bolinhas e mele na farinha de mandioca, como se fossem brigadeiros, sqn. Agora os bolinhos já estão prontos (sim, eu disse que era bobinho!) existem duas opções: fritar ou assar. Os da foto estão assados. Para isso, basta colocar em uma assadeira (não precisa untar) em forno médio por aproximadamente 30 minutos (ou quando eles começarem a ficar dourados). Como já está quase tudo cozido, não precisa deixar muito tempo, mas é sempre bom porque tem ovo – e com ovo não se brinca. Caso você prefira a opção gordinha frita, basta colocar os bolinhos em óleo bem quente até que eles fiquem douradinhos. Tire do óleo com uma escumadeira e seque o excesso em papel toalha, porque você não quer ter as veias entupidas nem quer que seus bolinhos fiquem molengos e feios.

Voilà, esse é o resultado! Espero que vocês gostem / fiquem bem nutridinhos / não joguem comida fora quando ela começa a ficar sem graça.

Bolinho de feijão com arroz Bolinho de feijão com arroz

Advertisements

Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

One thought on “Bolinho de feijão com arroz

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s