Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Macarrão de arroz com Shimeji

Leave a comment

Macarrão de arroz com shimeji

Hoje eu fui no Cine Jóia, na Liberdade, comprar meu ingresso para o show da (musa diva maravilhosa e vitaminada) Cat Power. Como eu já estava na Liberdade, aproveitei para entupir a cara de Melona comprar alguma coisa para o jantar. A receita de hoje não aproveita ingredientes, mas custou apenas R$ 8 (sem contar as coisas básicas que eu tinha em casa) e serve ok três pessoas (duas, se elas forem esfomeadas como eu e meu rommie). Ela também agrada meus amigos vegetarianos e os meus amigos da dieta! Além de gostoso e baratinho, esse prato é do amor. O macarrão de arroz custou apenas R$ 3,50 e é levinho, não contém glúten e farinha de trigo, uma boa para jantar sem tanta culpa. O shimeji também sem suas vantagens. Custou apenas R$ 2,50 a bandeja e é uma boa fonte de proteína e aminoácidos essenciais – em épocas de pobreza restrição de orçamento, sempre procuro variar as fontes de proteína, já que carne nem sempre pode entrar no meu carrinho mas ingerir proteínas é importante. O cogumelo também tem baixa quantidade de calorias e gorduras. Então, vamos à receita? O preparo é super rápido.

Ingredientes:

– 1 bandeja de shimeji

– 1 pacote de macarrão de arroz

– 1/2 cebola

– 2 colheres de sopa de manteiga

– 3/4 de xícara de molho shoyo

– 1/2 maço de cebolinha picada

Macarrão de arroz Shimeji

Preparo:

Separe os cogumelos uns dos outros, retirando a base branca. Lave-os em água corrente. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e doure a cebola cortada em cubinhos. Em seguida, acrescente o shimeji. Não se assuste, ele vai reduzir de tamanho e soltar um pouco de água. Refogue por aproximadamente 3 minutos e acrescente o shoyo e a cebolinha. Deixe ferver um pouquinho e desligue. Cozinhe o macarrão como manda a instrução do pacotinho (normalmente basta colocar em água fervente por 3 minutos). Escorra e misture com o molho de shimeji, em fogo médio durante dois minutos. Voilà, está pronto!

Macarrão de Arroz Shimeji IMG_8246

Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

Leave a Reply

