Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Bife de panela, salada de agrião com manga e batatas assadas

3 Comments

almoço

Hoje meu querido roommate, fiel escudeiro e companheiro de cela Cauê tinha um compromisso e não almoçou comigo. Tristinha que fico sempre que preciso comer sozinha (não gosto, não me julguem!), pensei seriamente em me alimentar com um dos Miojos de emergência que mantemos no armário. Mas como a vida anda escrota e cruel complicadinha, resolvi me mimar e fazer uma refeição digna. Refeições dignas dão sustância, e com a barriga cheia encaramos melhor as dificuldades (teoria minha). Caminhei até o mini-mercado perto de casa disposta a fazer uma salada, mas essa ausência de tomates me desanima um pouco, porque eu adoro eles na salada. No fim o bife estava baratinho, a manga também e eu tive a idéia do almoço de hoje.

Bife de Panela

– 2 bifes ( alcatra, colchão mole ou outra carne de sua preferência)

– 1 col. de sopa de manteiga

– 1 dente de alho amassadinho

– 1/2 cebola em rodelas

– sal, cominho e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Tempere os bifes com sal, cominho e pimenta e reserve. Derreta a manteiga e doure o alho e a cebola. Na cozinha menos é mais, por isso tenha um pouco menos de pressa e use o fogo médio/baixo. Adicione os bifes e deixe-os dourar até que ele que eles comecem a largar água e formar um caldinho. Cada um sabe o ponto que prefere sua carne, mas não deixe muito tempo, ou eles correm o risco de ficar duros. Caso eles ficam secos antes de chegar ao ponto desejado, acrescente um pouquinho (mesmo, umas duas colheres de sopa) de água.

IMG_8284

Salada de agrião e manga

– Um maço de agrião fresco

– 1/2 manga cortada em cubinhos

– Salsinha a gosto

– Sal, azeite e alecrin seco (para temperar)

Modo de preparo: Não tem segredo, jovens! Mas o agrião e a salsinha precisam ser bem cuidados. Lave as folhas em água corrente, depois deixem de molho em uma solução de água sanitária ou vinagre (1 col. de sopa para um litro de água) durante 30 minutos. Depois lave novamente as folhas em água corrente e deixe secar. Misture as mangas em cubinhos e tempere com azeite, sal e alecrim seco.

IMG_8282

Batatas assadas:

– Batatas pequenas cortadas ao meio

– Sal, azeite, pimenta do reino e alecrim seco

Modo de preparo: Lave bem as batatas. Deixe-as amolecer em água fervente por 5 minutos. Coloque as batatas em uma assadeira ou vasilha que possa ir ao forno. Cubra as batatas com fios de azeite (não precisa exagerar), sal, pimenta e alecrim a gosto. Coloque no forno alto (250 C) por aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas fiquem douradas e macias ao enfiar o garfo.

Advertisements

Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

3 thoughts on “Bife de panela, salada de agrião com manga e batatas assadas

  1. e agora que eu pre-ci-so de um bife de panela duas e quarenta da madrugada? socorro

  2. e agora que eu pre-ci-so de um bife de panela duas e quarenta da madrugada? socorro

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s