Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Carne de panela com polenta do Nery

6 Comments

IMG_8500

Ontem eu acompanhei uma sessão de fotos dos fofinhos da Maglore no centro de São Paulo. Para quem não conhece, a Maglore é uma banda de Salvador (minha terrinha). Desde o ano passado os meninos se mudaram para São Paulo, onde moram em um sobradinho perto de mim (sim, somos quase vizinhos). A casa deles sempre me lembra comida – já andei usando o fogão deles algumas vezes, principalmente no início deste ano, quando eles estavam gravando disco novo na Bahia e eu fiz uma comida baiana para o pessoal do Curso Abril de Jornalismo lá. Saindo da sessão de fotos, Nery, baixista e cozinheiro de mão cheia, fez a famosa carne de panela para o jantar. Um monte de gente já tinha elogiado a carne, mas ainda assim ela conseguiu superar minhas expectativas: é cheirosa, gostosa, molinha, com cara de comida de mãe e ainda é barata e fácil de fazer! Querem ver?

Ingredientes:

600g de carne (pode ser colchão mole, alcatara, músculo…)
1 pacote de molho de tomate
1 pacote de creme de cebola em pó
1 lata de cerveja preta

IMG_8472 IMG_8475 IMG_8477 IMG_8479

Modo de preparo:

1)Em uma vasilha, misture a cerveja preta, o molho de tomate e o creme de cebola em pó. Misture bem, até que tudo se dissolva.
2)Pegue a carne inteira e dê uma selada na panela de pressão. Não sabe selar a carne? Não tem mistério. Basta deixar um pouco na panela sem nada até q ela mude de cor, virar e fazer isso de todos os lados. Isso faz com que a carne retenha o sangue durante o cozimento e fique mais molinha e saborosa.
3)Depois de selar, basta colocar o molho-misuta e tampar a panela, para que ela pegue pressão. Quando isso acontecer, deixe o fogo bem baixo e conte 20min. Está pronto!

IMG_8498

Obs1: Sim, essa receita precisa de panela de pressão. Eis um utensílio do amor para cozinha, mas que assusta um monte de gente. Realmente, a panela precisa de um pouco de cuidado, mas uma vez que você pega o jeito, não vai querer mais parar de usar. Não sabe usar? A internet ajuda. Aqui, aqui, aqui

Obs2: Para acompanhar essa carninha divina nada melhor que polenta. Mas polenta não precisa de receita! No pacotinho que você comprar no supermercado vem explicando direitinho como fazer. Basicamente, você dissolve ela na quantidade de água indicada e leva ao fogo médio durante o tempo indicado e voilà!

IMG_8487

Meus agradecimentos para Nery, essa figura da foto que compartilhou comigo – e com todo mundo – essa receita de delícia possível. E um abraço para o pessoal da Maglore (e para Wes, que não é da banda mas mora na Residência Verde).

Advertisements

Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

6 thoughts on “Carne de panela com polenta do Nery

  1. Obrigadoooo \o/

  2. Nossa, fiquei com água na boca vendo essas fotos. E achei bem interessante a forma como o molho é feito (amo tudo que leva cerveja, rsrs). Dúvida: se eu quiser fazer a receita com 300g de carne, ao invés de 600, dá certo? Teria que diminuir a quantidade dos outros ingredientes também, ou posso deixar com muito molho? OBS: Gosto de afogar a comida em molho. #gordices

  3. E, por favor, desculpem minha completa ignorância (estou começando a cozinhar agora), mas essa carne não leva nada de tempero? Nem um salzinho?

  4. Passando pra comentar que adorei o seu blog! Nunca achei receitas tão detalhadas e de fácil entendimento. Tenho dificuldade de seguir os passos de receitas de sites tradicionais, sempre fui adepta das receitas passadas pela mãe ou pela amiga por esse motivo. Virei fã!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s