Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Sopinha de legumes e carne

1 Comment

Image

Essa semana eu estava muito louca parecendo um zumbi me entupindo de cafeína para dar conta de tudo com um monte de trabalhos acumulados e acabei ficando sem tempo para cozinhar. Tive que pedir marmita e apelar para o delivery algumas vezes, coisa que eu não costumo e não gosto de fazer. Comer muito fora de casa, principalmente nesses restaurantes vagabundos que entopem tudo com gordura, bicarbonato e temperos prontos mais em conta me deixar um pouco triste. Sei lá, parece que meu organismo entende que estou nem aí me entupindo de porcaria apenas comendo, e não me alimentando, e reclama. Eu me sinto logo meio desmotivada, o que não combina com excesso de trabalho. Para reverter a situação, arranjei um tempo para fazer uma sopinha.

Image

Sopa é bom, aquece a alma. Sopa é nutritiva. Sopa é fácil. Sopa é leve (errr, depende da sopa). E principalmente: dá pra fazer sopa com quase tudo, sem gastar muito. Sabe aqueles legumes dando mole na geladeira? Eles mesmos. Justamente por isso fica aqui uma dica: não precisa, exatamente, usar o que eu usei. Pode substituir uma verdura por outra, carne por frango, fazer sem carne… o importante é o princípio básico de preparação. Eu fiz a sopa velhinho style, batida no liquidificador para não me dar trabalho nenhum na hora de fazer e comer. Mas se você estiver precisando de uma terapia quiser, pode deixar os legumes cortadinhos em cubos também. Sopa é coisa de velhinho, né? Justamente por isso que eu devo gostar tanto. Combina com meu espírito idoso.

Image

Sopa de legumes e carne
Rende: 6 porções | Tempo de preparo: 45min

• 1 batata sem pele
• 1 cenoura grande
• um pedaço grande de abóbora
• 1 cebola pequena
• 2 dentes de alho amassados
• 250g de carne cortada em cubos (pode sim aproveitar o resto do bife do almoço!)
• 1 cubo de caldo de carne
• Temperos verdes a gosto (salsa, coentro, cebolinha…)
• Azeite de oliva

Modo de preparo
• Comece lavando e cortando todos os vegetais e a carne. Se você vai bater a sopa no liquidificador, não precisa cortar lindamente, basta cortar de qualquer jeito em em pedaços médios para cozinhar mais rápido.
• Refogue o alho e a cebola no azeite, depois a carne, até que ela esteja cozida. Se você vai reaproveitar carne já pronta (sobrou aquele ensopado? Bife? Usa!) deixa só um pouquinho, para pegar um gosto.
• Acrescente as verduras cortadas, o cubo de caldo de carne (amassado) e os temperos verdes. Refogue rapidinho (um minuto basta) e cubra tudo com água um dedo acima do nível das verduras.
• Tampe e deixe ferver em fogo médio. Ela vai ficar assim até que todos os legumes estejam cozidos. Não precisa ficar do lado da panela, mas olhe e mexa um pouco de vez em quando.
• Quando tudo estiver cozido, espere esfriar e bata no liquidificador. Até a carne. Depois prove o sal, a textura, se estiver muito grossa acrescente um pouco de água. Coloque na panela novamente para esquetar – você vai querer tomar a sopa quentinha. Lá em casa a gente tem o hábito de jogar ervas frestas cortadinhas na sopa já pronta. Eu usei salsa e recomendo, dá um toque especial.
• Voilà, está pronta. Coma acompanhada de pão ou torradas ou pura mesmo. Eu gosto de tomar sopa na caneca grande, acho prático.

 Image

Advertisements

Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

One thought on “Sopinha de legumes e carne

  1. Adoro sopas de toda ordem – e pensar que, quando criança, eu era uma versão masculina da Mafalda , odiava sopas…
    Abs!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s