Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Quiche do Popeye

Leave a comment

IMG_0176

Antes de tudo, queria pedir desculpas por não atualizar o blog durante tanto tempo. A verdade é que, desde que me mudei, ainda não consegui ajeitar a cozinha e a sala aqui de casa, e por isso não tenho cozinhado muito – salada e grelhado virou prato de todo dia, quase – e também é bem complicado de tirar fotos legais dos pratos. Maaas, reza a lenda que eu e o Cauê vamos parar de enrolar e criar vergonha na cara vamos em breve resolver esses probleminhas, e o Cozinha voltará com todo vapor.

A receita de hoje parece complicada, mas não é. Com o friozinho que está fazendo em São Paulo, achei que seria uma boa comer coisas mais quentinhas e saudáveis. Comprei um grande maço de espinafre para fazer sopa (querem a receita também?) e para não estragar, usei o que sobrou para fazer essa quiche. A massa é base, então quem não gosta de espinafre pode fazer com outros recheios também.

IMG_0174

Ingredientes

Massa:
• 2 xícaras de farinha de trigo (pode ser que precise de mais para dar o ponto!)
• 100 g de manteiga (meio dura, meio molinha)
• 4 colheres de creme de leite
• 1 pitada de sal

Recheio:
• 1 cebola pequena em rodelas fininhas
• 3 dentes de alho bem amassados ou picados
• 1 maço de espinafre (cozido, escorrido e picado)
• 2 ovos
• 1/2 xícara de leite
• 1/2 xícara de creme de leite
• Azeite para refogar
• Sal, pimenta e outros temperos a gosto
• Queijo ralado para polvilhar

Modo de preparo

• Para massa, misture todos os ingredientes em uma vasilha, com as mãos, até obter uma mistura homogênea. Reserve.
• Para o recheio, comece refogando o alho e a cebola no azeite. Quando estiverem dourados, adicione o espinafre. Ele vai murchar e soltar um pouco de água, é normal. Nessa hora, tempere bem como desejar (eu usei apenas sal e pimenta do reino moída) e reserve.
• Em uma tigela, misture o leite, o creme de leite e os ovos, batendo levemente com um garfo ou fuê. Reserve.
• Unte uma forma de fundo removível com manteiga e farinha. Não tem uma dessas, como eu, ou não quer fazer muita meleira? Forre uma forma normal com papel manteiga! Cubra a forma com a massa. Bastante paciência nessa hora, para ficar bem uniforme. Pense que está brincando de massinha de modelar!
• coloque uniformemente o espinafre refogado na forma. Cubra com a mistura cremosa que está reservada e polvilhe o queijo ralado sobre tudo. Leve ao forno (200 ºC) por 25 minutos ou até que tudo esteja douradinho. Voilà!

IMG_0173

Obs pertinente: A minha ficou bem fininha porque minha forma é extremamente larga. A sua, em casa, certamente vai ficar mais gordinha. Mas se você tiver uma forma larga demais como eu, não hesite em dobrar a quantidade de recheio, se necessário. Da próxima vez farei a receita dobrada. Eu também usei um pouco de pimentão amarelo que estava sobrando aqui, mas não gostei muito do resultado. Quem quiser pode colocar, junto com os temperos.

Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

Leave a Reply

