Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Spaghetti alla carbonara

1 Comment

Carbonara

Fazer spaghetti alla carbonara é mais simples do que muita gente pensa!

Lucas: Poxa, eles tiraram o carbonara do cardápio.
Mariele: Ué, eu faço para você.
Lucas: VOCÊ SABE FAZER CARBONARA?

E foi com o espanto do meu amigo, órfão de um de seus pratos preferidos em um restaurante que ele adora, que eu percebi a dimensão do problema: muita gente acha que fazer carbonara é complicado. Mas, para a alegria de vocês, em verdade vos digo: não é! Isso não passa de um mito.

A receita original não leva creme de leite!

A receita original não leva creme de leite!

Carbonara é uma das receitais mais fáceis que eu conheço. É clássica, é gostosa, tem bacon e fica pronta em alguns minutos. Difícil conhecer alguém que não se renda a essa delícia gordinha. Vamos à receita?

Ingredientes

• 3 ovos
• 1 xícara de bacon (ou pancetta, se você for ryco) em cubos
• ½ xícara de queijo parmesão ralado na hora (por favor!)
• sal e pimenta à gosto
• 500g de spaghetti

Modo de preparo

Comece preparando o spaghetti. Err… vamos relembrar como se faz uma boa massa? É bem fácil: primeiro você ferve a água em uma panela (grande o suficiente para quantidade de macarrão que você está usando). Quando ela levanta fervura, você joga um pouquinho de sal grosso – isso mesmo, sal grosso – e só então coloca a massa. Só quando a água já está em ebulição, ok? 😉

• Enquanto o spaghetti fica pronto – lembre-se que ele deve ficar al dente, ou seja, meio durinho mesmo – frite o bacon em uma frigideira. Não precisa por óleo, manteiga ou azeite, a própria gordura dele vai dar conta disso. Desligue o fogo quando ele estiver dourado e reserve. Diquinha: se você puder-quiser-tiver como, acrescente um pouco de vinho branco ao bacon quando ele estiver quase pronto e deixe ele evaporar. Vai dar mais sabor ao seu molho.

•Em uma tigela, misture os ovos e o queijo ralado. Bata com um garfo ou fouet, mas não muito, só o suficiente para misturar tudo. Eu sei que a vida é dura, mas tente ralar o parmesão na hora. Sai só um pouquinho mais caro que usar os de saquinho – que eu particularmente acho que tem gosto de gás de cozinha, para ser educada – e faz toda diferença na vida.

•Spaghetti pronto, desligue e escorra. Na panela (ou em uma tigela ou onde preferir), misture o bacon à massa e depois misture o molho com os ovos e o queijo. Isso tudo tem que ser feito bem rapidinho, quando tudo ainda está quente e fora do fogo. Por que? Porque é o calor da massa que vai cozinhar os ovos. E voilà, está pronto. Se quiser pode jogar um pouco de salsa picadinha por cima.

Se quiser, pode colocar salsinha picada por cima. Eu usei um pouco de manjericão do meu pé, que também fica delícia!

Se quiser, pode colocar salsinha picada por cima. Eu usei um pouco de manjericão do meu pé, que também fica delícia!

FAQ da Carbonara:

– Mas não mistura os ovos no fogo? Não! É para cozinhar o molho no calor da massa mesmo, mesmo. Ou tudo vira um grande bololô duro.
– Mas não é perigoso? Não. Escolha bem seus ovos, mas pode ficar sossegado. Eles realmente vão cozinhar no calor do spaghetti.
– E o creme de leite? Nunca mais me diga uma barbaridade dessas toque nesse assunto na minha frente. Carbonara não leva creme de leite! Isso é invenção de alguém. O aspecto cremoso fica por conta dos ovos batidos com queijo.

Advertisements

Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

One thought on “Spaghetti alla carbonara

  1. Só de ler as instruções fiquei morrendo de vontade! Não parece mesmo tão difícil assim, mas visto que minhas habilidades culinárias são inexistentes, tentarei reproduzir a receita sim, mas com muita cautela. 😀

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s