Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Crepe

5 Comments

Crepe é rápido, fácil, barato e fica uma delícia! Vamos tentar?

Crepe é rápido, fácil, barato e fica uma delícia! Vamos tentar?

Durante o tempo que morei na França, me apeguei ainda mais a essa receita, que eu já gostava desde sempre: crepe. É bom porque é gostoso, é prático, é o tipo de comida que você faz rapidinho, quando chega em casa e não tem ideia do que comer. Fica pronto em 10 minutos e é democrático. Pode ser doce, salgado, com o recheio que estiver disponível no momento. E uma receita rende alguns crepes, então dá para fazer para comer com os amigos, paquerinha, a família… aposto que todo mundo vai gostar.

O crepe salgado pode ser acompanhado com uma salada de folhas: vira uma refeição completa!

O crepe salgado pode ser acompanhado com uma salada de folhas: vira uma refeição completa!

A massa do crepe é a mesma, incrivelmente fácil de fazer, tanto para versão doce como para salgada. Se você for fazer apenas crepes salgados, pode colocar uma pitada de sal na massa. Eu normalmente não coloco, porque aproveito para fazer as duas versões juntas – e assim já ganho prato principal e sobremesa! – e também porque gosto da massa mais neutra. Fique a vontade de acordo com seu gosto. Olha como é fácil:

Massa:
• 1 ovo
• 1 xícara (chá) de leite
• 1 xícara (chá) de farinha de trigo
• 1 pitada de sal (opcional)

Modo de preparo:
•  Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, até formar uma mistura homogênea.
• Nunca quebre o ovo diretamente sobre os outros ingredientes, pois ele pode estar estragado! É mais comum do que a gente imagina. Quebre o ovo em um recipiente separado e se ele estiver bom, adicione à massa.
• Esquente bem uma panquequeira ou frigideira antiaderente, em fogo alto. Não precisa por óleo, nem manteiga! Mas se você não tiver uma panela antiaderente, unte com um pouco de gordura (manteiga, margarina, azeite, óleo…). Quando a frigideira estiver pelando (faça o teste com gotinhas de água e veja se elas evaporam), coloque a massa e abaixe um pouco o fogo.
• A massa vai começar a ficar cozida nas bordas. Com a ajuda de uma espátula ou garfo, comece a solta-la da panela. Quando todas as bordas estiverem soltas (você vai ver que ela “samba” na frigideira), vire a massa.
• Para virar basta dar um impulso e uma pequena pressão para cima, segurando firme o cabo da frigideira. A massa vai pular, dar cambalhota e cair do lado certinho na frigideira. Não tem tanta habilidade? Tudo bem! Vire a massa com a ajuda da espátula.
• Não deixe a massa ficar muito dourada para colocar o recheio. Nos crepes das fotos, eu usei mussarela, tomate, presunto e gorgonzola para o recheio salgado, com uma pitada de alecrim e pimenta-do-reino para dar um gostinho especial. O recheio dos crepes doces são de Nutella e morangos. Quando o recheio já estiver quentinho (e derretido, no caso do queijo), dobre os crepes ao meio e sirva!

O recheio do crepe salgado: mussarela, gorgonzola, tomates e alecrim.

O recheio do crepe salgado: mussarela, gorgonzola, tomates e alecrim.

 

IMG_9086

O recheio do crepe doce: Nutella e morangos!

Obs: os recheios realmente podem variar de acordo com seu gosto. Quer sugestões? Para os crepes salgados, além do tradicional queijo e presunto, tente rechear com diferentes tipos de queijo, frango desfiado, champignons, atum, camarão, espinafre… as possibilidades são infinitas! Já os crepes doces podem ser recheados com chocolate derretido em banho-maria com creme de leite fresco, Nutella, geléias, mel, goiabada ou marmelada derretidas, e o meu sabor preferido: um pouco de manteiga e açúcar e gotinhas de laranja espremida. A manteiga derrete, se funde com o açúcar e o suco e fica – nahmi! – uma delícia!

O crepe doce fica ainda mais gostoso quando acompanhado de sorvete ou calda. Experimente!

O crepe doce fica ainda mais gostoso quando acompanhado de sorvete ou calda. Experimente!

Viram como é fácil? O crepe salgado, quando acompanhado com salada, vira uma refeição completa. Já o doce fica ainda mais gostoso quando servido com sorvete ou calda. Que tal tentar fazer essa delícia em casa?

Advertisements

Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

5 thoughts on “Crepe

  1. Feliz pelo blog ter voltado a ativa! Tenho gostado muito das receitas, fáceis, gostosas..
    Abraços

  2. Quero partilhar que a sua receita é a MELHOR! Eu adoro crepes e já fiz carradas de receitas. Algumas, mais facéis, outras mais dificeis, mas esta é a MELHOR. Os crepes saem SEMPRE fantásticos, fininhos, deliciosos! Aqui em casa, faço o dobro da receita e comemos crepes salgados e depois doces. Toda a gente ADORA!!! Parabéns :D!

  3. C’est magnifique ta recette! Mes felicitation 😉

  4. Oi, Mariele! Moro só há quatro anos e, acredite, só nos últimos dias comecei a me aventurar na cozinha preparando ‘coisas mais complexas’. Fiz essa sua receita, errei na primeira quantidade de massa na frigideira e acabei queimando um pouco o primeiro crepe. Mas os outros saíram ótimos. Fiz o doce, igualzinha a sua: nutella e morango. Nhami! Uma coisa: o que eu mais adoro no seu blog é o fato das receitas serem rápidas e simples de preparar. Próprias para quem trabalha e tem pouco tempo para se dedicar à cozinha. Não deixe o blog morrer 🙂 Beijos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s