Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Farofa de cream cracker e bacon

Leave a comment

 

Farofa de cream craker e bacon

Uma farofa diferente para esse natal!

Então é Natal! Uma das épocas mais felizes do ano para quem gosta de comer. Tem comida na festa da firma, no amigo secreto dos amigos, na ceia da família… nhami! Mas nem sempre a comida de Natal agrada a todos. Por algum motivo, as pessoas curtem muito fazer firulas nos pratos que vão para a mesa da ceia. Resultado? Uvas passas, nozes, maçã e frutas cristalizadas em tudo que normalmente não tem isso. Nada contra. Eu, pessoalmente, adoro um Salpicão cheio de maçã verde. Mas conversando com meus amigos, sei que é quase unanimidade: as pessoas queriam que as comidas natalinas fossem mais honestas.

Por isso mesmo vou postar essa semana algumas receitas bem práticas, baratinhas e que podem ir com sinceridade para sua mesa nesse Natal. E vou começar por essa farofa maravilhosa, que pode não só acompanhar seu peru, tender, chester, lombrinho… como também recheá-los! Supreenda sua família, diga para eles que esse ano você vai contribuir com a orgia alimentar janta e apareça com essa delícia! Certeza que todos vão gostar.

Farofa de cream cracker e bacon

Uma farofa honesta e sem frescura. Vai bem como acompanhamento e recheio das aves de Natal!

Olha como é simples fazer!

Ingredientes:

• 400g (meio pacote) de bolacha cream cracker
• 150g de bacon em cubinhos
• 1 colher (chá) de azeite de oliva
• 1 dente de alho
• sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

• Em uma frigideira bem quente, coloque o bacon, o azeite e o dente de alho levemente amassado com a faca. Como fazer isso? Tire a casquinha do dente de alho, pegue uma faca grande e pressione sua lâmina, de lado, contra o alho. Ele vai ficar amassado e levemente “quebrado”.
• Deixe o bacon dourar bem. Ele vai soltar um monte de gordura, que é o que vai dar liga à farofa. Quando isso acontecer, descarte o dente de alho. Ele só serve para dar um gostinho!

Bacon

Seu bacon deve ficar assim, bem douradinho!

• Enquanto o bacon doura, triture o biscoito até virar uma farinha. Você pode fazer isso em um processador de alimentos (como eu fiz), no liquidificador (não coloque muito biscoito de vez, ou não vai funcionar!) ou ainda na mão, se você tiver muita paciência. É legal que fiquem uns pedacinhos maiores de biscoito, deixa a farofa ainda mais gostosa. Uma dica: use cream cracker amanteigado. Fica bem mais gostoso!

Cream cracker triturada

É assim que seu biscoito deve ficar depois de triturado.

• Quando o bacon estiver bem douradinho, junte a farinha de bolacha e mexa bem até incorporar, com o fogo bem baixinho. Desligue o fogo e prove o sal. Normalmente a bolacha já tem sal o suficiente e não é preciso adicionar mais, mas se não estiver do seu gosto, coloque um pouquinho. Tempere com pimenta-do-reino moída também, se desejar.

IMG_0729 IMG_0730

• Está pronto! Espero que vocês tentem em casa!

O sabor é realmente muito bom. Mas você está achando muito simples? Pode dar uma incrementada, vai. Sabe o que mais fica bom nessa farofa? Linguiça toscana picadinha, cebola em cubos, salsa picada, banana da terra em cubinhos bem pequenos e fritos… use sua criatividade.

Boa ceia!

Bom apetite e até a próxima receita de Natal!

Advertisements

Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s