Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Panetone com paçoca e chocolate

Leave a comment

IMG_0783

Uma sobremesa deliciosa para noite de Natal!

Eu acho que a humanidade se divide em duas categorias: pessoas que gostam de panetone e pessoas que são muito frescas não gostam. Eu adoro panetone, por mim poderia ter o ano inteiro! E é claro que ele não pode faltar na minha mesa de Natal. Mas sabe, vou contar pra vocês um segredo que aprendi com a vida: o que é bom sempre pode melhorar! A receita de hoje é uma prova disso. O panetone, que já é bom, vai ficar ainda melhor com recheio de paçoca e sorvete e calda de chocolate.

É uma sobremesa bem fácil de fazer, fogão free (para quem tem medo de se queimar e não sabe cozinhar!) e que com certeza vai causar na ceia. Você pode fazer usando panetone tradicional, de frutas, ou chocotone. Eu aconselho até para quem não gosta do pãozinho natalino. Tenta, vai. É tão delícia que duvido que você não goste!

IMG_0786

O panetone pode ficar ainda melhor. Com sorvete, paçoca e chocolate, quem resiste?

Para as fotos, eu usei um panetone mini. Mas vou dar a receita para ser feita com um tradicional, grande, ok? Se você quiser fazer na versão mini, vai render cinco panetonezinhos. Vamos à receita?

Ingredientes:

• 1 panetone (ou chocotone)
• 2 xícaras (chá) de paçoca esfarelada
• 3 xícaras (chá) de sorvete de Sonho de Valsa® ou chocolate
• 200 gramas de chocolate ao leite
• 1 xícara (chá) de creme de leite
Modo de preparo:
• Com uma faca bem afiada, corte a tampinha do panetone. Com cuidado, vá escavando ele com a faca, até que ele fique oco. Pode comer o miolo que você retirou!
IMG_0774 Panetone
• Com o panetone já bem oco, faça uma camada generosa de paçoca triturada (ela se desmancha bem fácil, basta esfarelar com os dedos). Pressione com o fundo de uma colher para a paçoca compactar e sua sobremesa ficar mais durinha!
Panetone com paçoca
• Depois, faça uma camada generosa de sorvete. Eu recomendo de chocolate ou Sonho de Valsa®, mas você pode usar o sabor que mais gostar!
Panetone com paçoca e sorvete
• Repita outra camada de paçoca. E outra de sorvete. E outra de paçoca… até chegar ao topo do panetone. Reserve um pouco da paçoca para decorar o panetone no fim.
• Coloque a tampinha e leve ao freezer por 30 minutos ou mais, até que fique bem durinho.
• Na hora de servir, derreta o chocolate no micro-ondas. Basta por em uma vasilha e deixar aquecer por uns 5 minutos, sempre olhando para não queimar.
• Misture o creme de leite ao chocolate e mexa bem até formar uma ganache cremosa.
• Retire o panetone do freezer e tire o papel que envolve o panetone nas laterais, com cuidado. Jogue a calda de chocolate por cima e decore com paçoca triturada.
• Está pronto! Agora é só comer!
Não esqueça de colocar a calda só na hora de comer, ela quentinha com o panetone bem gelado dá todo um sabor especial!
Bom apetite e até a próxima! (;
IMG_0798
Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

Leave a Reply

