Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Bolo cítrico

Leave a comment

Bolo cítrico

Bolo cítrico

A vida te deu limões e laranjas e você já espremeu, já fez limonada e suco de laranja, mas cansou e quer usar as frutas de outro jeito? Bolo nelas! Eu adoro bolos que aproveitam frutas que já temos em casa. O de laranja é um dos meus preferidos, porque me lembra os lanches que minha mãe fazia quando eu era criança. Esses bolo é um pouco diferente, porque vai limão também, mas é bem fácil de fazer e fica uma delícia!

É um daqueles bolos simples e sem muita frescura, bolinho honesto, como eu gosto de chamar. Muito bom para tomar café da manhã, para aquele lanchinho esperto da tarde… e pode até virar gordice, se você quiser preparar uma calda (de frutas cítricas ou de maracujá, basta misturar o suco com açúcar e levar ao fogo até engrossar um pouco!) ou acompanhar com uma bolinha de sorvete. Não é um bolo muito doce e tem o frescor das frutas cítricas, por isso acho a cara de um lanche de verão!

Se você não tiver laranja ou limão, não tem problema. Pode fazer com uma fruta só, desde que a quantidade de suco complete o líquido necessário, 1 xícara de chá, ok? Ah, também vale substituir os sucos de laranja e limão por suco de maracujá ou outro fruta cítrica que você tenha em casa. Fica bom do mesmo jeito!

Bolo cítrico, um jeito bacana de aproveitar laranjas e limões!

Bolo cítrico, um jeito bacana de aproveitar laranjas e limões!

Ingredientes:
•  2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 2 xícara (chá) de açúcar
• 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
• 1/2 xícara (chá) de suco de limão
• 4 ovos
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
• 1 xícara de óleo
• raspas da casca da laranja e do limão a gosto

Bolo cítrico

Bolo cítrico. Molhe com suco de laranja ou refrigerante para dar um sabor especial!

Modo de preparo:
• Primeiro, separe e arrume bonitinho todos os ingredientes que vai usar. Esprema as frutas, raspe as cascas, quebre os ovos (um de cada vez, em uma tigela, para não perder todos os ingredientes caso um deles esteja estragado). Parece bobagem, mas esse cuidado antes de começar a colocar a mão na massa garante que você vai ter tudo que precisa e não vai passar sufoco enquanto prepara o bolo. Acredite, faz muita diferença!
• Bata (na batedeira ou no liquidificador) todos os ingredientes líquidos, os ovos e o açúcar até formar uma mistura homogênea. Depois, transfira essa mistura para uma tigela grande (ou bacia, ou qualquer recipiente grande que você tiver em casa!) e vá acrescentando a farinha e o fermento.
• Misture bem até formar uma massa lisa e homogênea.
• Depois, coloque em uma forma untada e enfarinhada. Eu usei essa bonita de coração, mas pode ser aquelas com um furinho no meio ou qualquer outra que você tenha em casa. Se quiser, pode decorar com rodelas de frutas, mas cuidado com o limão, porque a parte branquinha dele quando assa fica com um gosto bem amargo.
• Leve ao forno médio (170 a 190 ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até assar. Como você vai saber que assou? Enfia um palito de churrasco no meio do bolo (é, no meio). Se ele sair limpinho, está pronto. Se sair com pedacinhos de massa grudados, deixe mais um pouco e repita o teste depois.
• Dica! Antes de servir, molhe um pouco o bolo com suco de laranja ou com refrigerante (aí pode ser guaraná ou de laranja mesmo). Ele fica mais molhadinho e mais gostoso!

Espero que vocês gostem. Tentem em casa e depois me contem se deu certo!

 

Advertisements

Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s