Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Bolinho de banana idosa

Leave a comment

Bolinhos de bananas idosas

Bolinhos de bananas idosas

Banana, essa fruta tão linda e tão adorada. Banana, essa fruta que basta você comprar (ainda meio verdinha, na feira ou no mercado, para “durar”) que magicamente começa a amadurecer, amadurecer e assim, do nada, fica podre. A minha experiência com bananas me conta que existem apenas dois estágios da fruta: 1) você quer comê-la e ela está verde e dura 2) você quer comê-la e ela está madura demais. Sério. Desde que comecei a morar sozinha, raramente vi uma banana no ponto por mais do que um dia, daquelas que você acorda de manhã e taca na tigela com cereal. Isso dura pouco, amigos. E depois fica aquela banana ali, cada vez mais cheia de pontinhos pretos… e você sem saber o que fazer com ela…

Eu já dei receita de bolo de banana de liquidificador aqui. Essa receita é bem parecida, mas veja bem, não é a mesma. É quase igual, mas não é a mesma. E poxa, bolo de banana é um treco tão bom que qualquer receita é sempre maravilhosa. Mas essa fica extremamente fofinha e eu fiz em formas de cupcake bolinho, assim dá para levar para lanchar no trabalho (rá!) ou comer um de manhã com um café bem forte. Vamos lá?

Ingredientes:

• 4 bananas maduras (ou mais ou menos isso, depende do tamanho da sua banana)
• 1 xícara de óleo (eu prefiro de canola, mas usa o que tiver em casa)
• 3 ovos
• 2 xícaras de farinha de trigo
• 2 xícaras de açúcar
• 1 colher de sopa de fermento químico
• 1 colher de sopa de canela em pó
• castanhas do pará e nozes moídas a gosto
• açúcar refinado e canela para polvilhar

Ficam uma delícia no café da manhã ou no lanche da tarde!

Ficam uma delícia no café da manhã ou no lanche da tarde!

Modo de Preparo:

• Comece separando todos os ingredientes e preaqueça o forno em temperatura média (170 a 190 ºC). Eu usei formas de cupcakes bolinhos de silicone, então não precisa untar. Se você for usar outro tipo de forma, unte com farinha e manteiga. Como vocês perceberam, não tem leite e derivados nessa receita (alô pessoal da intolerância/alergia!). Se você não come leite e derivados, unte a forma com óleo e farinha, simples assim (e até mais prático).
• Em uma tigela funda usando uma batedeira ou no liquidificador, bata as bananas, os ovos e o óleo. E nada de quebrar os ovos direto sobre as bananas e o óleo! Quebre um a um em um recipiente pequeno e depois transfira para onde estão os outros ingredientes. Se um deles estiver podre (acontece, hein?) você não vai querer perder tudo, né?
• O segredinho para qualquer bolo ou massa que leva ovos não ficar com aquele cheirinho de ovo esquisito é passar os ovos por uma peneira para tirar a membrana e bater bem. Faça isso e bata a mistura entre 6 e 10 minutos.
• Depois, aos poucos, acrescente o açúcar e a farinha. Pode ser açúcar normal, granulado? Pode. Eu uso refinado para bolos mas tanto faz. Se você tiver açúcar mascavo em casa vai ficar mais gostoso ainda, ele combina com banana. Mas nesse caso use 2 e 1/2 xícaras, porque o açúcar mascavo é menos doce.

A casa vai cheirar tanto, você vai salivar querendo comer logo... mas tem que esperar esfriar para tirar das forminhas!

A casa vai cheirar tanto, você vai salivar querendo comer logo… mas tem que esperar esfriar para tirar das forminhas!

• Em seguida acrescente o fermento e a canela. Bata mais um pouco, em velocidade baixa (ou na opção pulsar para o liquidificador). Pare de bater e acrescente as nozes e castanhas (se você não tiver em casa, tudo bem, é opcional. Se quiser pode colocar chocolate em gotas em em pedacinhos bem pequenos também, cada um sabe de sua gordice, só digo que fica ótimo!) e mexa com uma colher até que elas se distribuam uniformemente na massa.
• Coloque a massa nas forminhas (rende aproximadamente 15 bolinhos ou um bolo normal) e leve ao forno para assar. O tempo depende um pouco da forma, os bolinhos assam mais rápido, em média 15 a 20 minutos. Já um bolo inteiro demora mais. Como você vai saber que está pronto? Fique de olho e quando eles começarem a ficar douradinhos em cima, enfie um palito (de preferência de churrasco) bem no meio da massa. Se o palito estiver limpo, está pronto!
• Espere esfriar e desenforme (se você está desenformando bolo quente depois não venha reclamar que ele quebrou!) e polvilhe com açúcar e canela.
• Voilà, está pronto! Pode passar aquele café bem forte e saborear seus bolinhos! (:

Bolinhos de banana

 

Advertisements

Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s