Cozinha de Lavoisier

Na cozinha nada se perde, nada se cria: tudo se transforma.

Peixe no papelote e couve-flor gratinada

Leave a comment

IMG_8531

Hoje o dia estava friozinho e eu acordei com essa vontade inexplicável de comer peixe no papelote. Tá aí uma comida saudável, fácil de fazer e que fica bem bom. Basicamente, é só colocar tudo dentro do papel alumínio e tacar no forno! ♥ Para acompanhar, saladinha e couve-flor gratinada – eu sempre a faço assim para os preconceituosos e normalmente todo mundo esquece que estão comendo legumes. Como meu rommie odeia couve-flor, achei que podia forçar ele a gostar salvá-lo desta situação triste. Ficou delícia! Ele não adorou, mas comeu sem ser mega fresco chato reclamão fazer muito mimimi. Uma prova de que tudo pode ser gostoso, só depende do preparo correto. Vamos cozinhar?

Peixe no Papelote
Rende: duas porções | Tempo de preparo: 30 minutos

• 2 filés de peixe (pode ser qualquer um, daqueles congelados mesmo. Se você for ryco, pode usar peixe fresco em posta também)
• 3 batatas pequenas
• 1 cebola cortada em tiras finas
• 2 dentes de alho picadinhos
• ½ pimentão cortado em tiras finas
• pimenta vermelha a gosto
• 1 limão cortado em tiras finas (dispensável, achei que ia dar um aroma legal mas na próxima vez farei sem)
• tomates cereja a gosto (também pode fazer sem, afinal tomate é artigo de luxo agora)
• Sal, azeite e alecrim temperar

Modo de preparo:
1)Coloque as batatas (com casca mesmo) em água fervente por 5 minutos. Retire e fatie ela em rodelas médias – nem muito grossas nem muito finas.
3)Cote um pedaço grande o suficiente para envolver o peixe e todos os ingredientes de papel alumínio. Nessa hora, é melhor exagerar do que faltar depois.
3)No centro do papel, com o lado brilhante para baixo, coloque as rodelas de batata fazendo uma “caminha” para o peixe. Sobre elas, coloque o filé de peixe. Salpique sal a gosto. Sobre o peixe, arrume bem todos os outros ingredientes. Por fim, derrame fios de azeite sobre tudo (pode ser generoso no azeite!).

IMG_8505 IMG_8513
4)Feixe bem os papelotes, prendendo todas as pontinhas do papel alumínio. É muito importante que ele fique bem vedado, para que o peixe possa cozinhar no vapor que vai se formar alí dentro. O bom é que o aroma de todos os temperos também fica retido até você abrir o pacotinho: um momento puro amor.

IMG_8514
5) Leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos.

Couve-flor gratinada ♥
Rende: quatro porções | Tempo de preparo: 30 minutos
• 1 couve-flor
• 1 colher de sopa de manteiga
• 1 pacote de creme de cebola
• 3 xícaras de leite
• parmesão ralado

IMG_8535

Modo de preparo:
1) Separe os buquês da couve-flor e lave em água corrente. Coloque em água fervente por aproximadamente 5 minutos (até que elas fiquem levemente cozidas). Se quiser, faça no vapor.
2) Em uma panela, derreta a manteiga. Junte o creme de cebola e o leite e mexa bem, até se tornar um creme grossinho. Use sempre o fogo baixo – na cozinha, menos é mais.
3)Arrume os buquês de couve em uma travessa. Coloque as “florezinhas” viradas para cima. Derrame o creme sobre os buquês, cobrindo bem todas as partes. Coloque bastante parmesão ralado por cima.
4) Leve ao forno médio até que o queijo esteja gratinado (aproximadamente 20min).

Voilá! Espero que vocês gostem.

IMG_8529 IMG_8532 IMG_8517

Advertisements

Author: Mariele Góes

A única constante na minha vida é que gosto de cozinhar. Já tentei ser fotógrafa, já toquei em banda, já ataquei de dj. Me formei em jornalismo e estava indo bem, até trabalhava em uma grande revista nacional, mas achava tudo chato. Resolvi estudar gastronomia como um hobby e de repente me vi totalmente envolvida. Larguei tudo, recomecei do zero e hoje estou radiante por passar 12h por dia de pé, mexendo com fogo e facas. Formada em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e me especializando em cozinha francesa na Ferrandi Paris.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s